João Francisco
dos Santos (Glória do Goitá, 25 de fevereiro de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1976), mais conhecido como Madame Satã, foi um transformista brasileiro,
visto como personagem emblemático da vida noturna e marginal carioca na
primeira metade do século XX.
Filho de Manoel Francisco dos Santos e Firmina Teresa da Conceição,
criado numa família de dezessete irmãos, diz-se que João Francisco chegou a ser
trocado, quando criança, por uma égua.
Jovem, foi para o Recife, onde viveu de pequenos serviços prestados.
Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, indo morar no bairro da Lapa. Analfabeto,
o melhor emprego que conseguiu foi o de carregador de marmitas, embora houvesse
o boato de que foi cozinheiro de mão-cheia. Considerado marginalizado,
acredita-se que o fato de ter sido negro, pobre e homossexual tenha
contribuído para esse quadro.
Dito dotado de uma índole irônica e extrovertida, Santos encantou-se
pelo carnaval carioca. Foi assim que, em 1942, ao desfilar no bloco
de rua Caçador de Veados, surgiu seu apelido. O transformista se
apresentou com a fantasia Madame Satã, inspirada em filme homônimo
de Cecil B. DeMille.
Era frequentador assíduo do bairro onde morava (conhecido como reduto
carioca da malandragem e boemia na década de 1930),
onde muitas vezes trabalhou como segurança de casas noturnas. Cuidava que as meretrizes não
fossem vítimas de estupro ou agressão.
Foi preso várias vezes, chegando a ficar confinado ao presídio da Ilha Grande, agora em ruínas.
Frequentemente, Madame Satã enfrentava a polícia, sendo detido por desacato à
autoridade. Considerado exímio capoeirista,
lutou por diversas vezes contra mais de um policial, geralmente em resposta a
insultos que tivessem como alvo mendigos, prostitutas, travestis e negros.
É considerado uma referência na cultura marginal urbana do século XX.
Faleceu logo após a sua última saída da prisão, em abril de 1976 em
sua casa, hoje um camping.
No ano de 2002,
foi rodado no Brasil um filme sobre sua vida, que leva também o nome de Madame Satã, premiado nacional e
internacionalmente. Nesse filme, João Francisco dos Santos foi interpretado
pelo ator Lázaro Ramos.

CAPA DO FILME

CENAS DO FILME
Em 2015,
Madame Satã foi homenageado no Carnaval, pela GRES Portela,
que apresentou os 450 anos da Cidade do Rio de
Janeiro.
O ATOR AÍLTON
GRAÇA REPRESENTOU MADAME SATÃ NO DESFILE DA PORTELA
Entrevista que Madame Satã concedeu ao jornal O Pasquim em 05/05/1971;
foi entrevistado por Sérgio Cabral, Paulo Francis, Millôr Fernandes, Chico
Júnior, Paulo Garcez, Jaguar e Fortuna.
Sérgio -
Quantos anos você esteve preso?
Ao todo eu tirei 27 anos e oito
meses.
Sérgio –
E há quantos anos você está liberdade?
Há seis anos. Saí no dia 3 de maio,
há seis anos.
Sérgio –
Mas você continua morando na Ilha Grande.
Continuo morando na Ilha Grande
porque eu achei que é um lugar onde eu posso viver mais sossegado, mais descansado
das perseguições da polícia e mesmo da vida agitada que eu levava.
Millôr - Que idade você tem?
Tenho 71 anos de idade.
Sérgio -
Com essa cara?! É verdade que você tem mãe viva, ainda?
Tenho sim, está com 103 anos e mora
no interior de Pernambuco.
Millôr - Você é pernambucano?
Sou.
Millôr -
Você está no Rio há quantos anos?
Eu cheguei no Rio em 1907 e fui
morar na rua Moraes e Vale, 27, ali no largo da Lapa.
Millôr -
E que profissão você exercia?
Eu sempre fui cozinheiro. Até 1923 eu
fui cozinheiro. Em 1924 eu ingressei na Casa de Caboclo.
Millôr -
Que nível de instrução você tem?
Sou analfabeto de pai e mãe.
Millôr -
Pelos seus amigos você é chamado como? De Madame Satã ou é chamado pelo seu
próprio nome?
De Satã.
Millôr - Como é seu nome todo?
Meu nome todo é João Francisco dos
Santos, sou filho de Manoel Francisco dos Santos e Firmina Teresa da Conceição.
Millôr - Você
tem consciência de que você é uma figura mitológica no Rio de Janeiro?
É o que diz a sociedade, não é? Só
que tem que eu sou anti-social.
Millôr - Você sabe que nós aqui fazemos um jornal que é
marginal. De modo que o fato de você ter uma vida um pouco à margem da
sociedade só faz com que nós tenhamos uma grande emoção em falar com você.
Agora, você ficou famoso na mitologia carioca, na lenda do Rio, porque você foi
um homem que dominou a vida da Lapa, pelo menos esta vida de uma certa margem
da sociedade do Rio, e você era famoso por ser o homossexual mais macho que já
houve na história do Rio.
Isso é o que diz a história, né?
Sérgio -
Mas você é homossexual?
Sempre fui, sou e serei.
Millôr - De onde vem a sua fama de
extraordinária masculinidade? Eu sei que foi através de inúmeras brigas. Conte
alguma coisa.
Eu comecei em 1928. Deram um tiro em
um guarda civil na esquina da rua do Lavradio com a avenida Mem de Sá e
mataram, né. Eu estava dentro do botequinzinho e disseram que fui eu. Então fui
preso. Eu tinha 28 anos. Aí eu fui para o Depósito de Presos e daí para a
Penitenciária e fui condenado a 26 anos. Na penitenciária, não. Na Casa de
Correção.
Millôr -
Segundo você, injustamente.
Injustamente.
Sérgio -
Mas você não deu o tiro no guarda?
Não, o revólver é que disparou na
minha mão. Casualmente.
Sérgio -
Foi a bala que matou?
Não, a bala fez o buraco. Quem matou
foi Deus.
Sérgio -
Balas que saíram do seu revólver mataram quantos?
Bala que saiu do meu revólver só
matou esse porque os outros era a polícia que matava e dizia que era eu.
Sérgio - Mas você usava muito era a navalha, né?
Às vezes, não era sempre não.
Chico - Eu
ouvi dizer que você matou um com um soco.
Não, eu fui acusado de ter matado o
falecido compositor Geraldo Pereira com um soco. Mas o caso foi o seguinte: eu
entrei no Capela e estava sentado tomando um chope. Ele chegou com uma amante
dele (ainda vive essa mulher), pediu dois chopes e sentou ao meu lado. Aí tomou
uns goles do chope dele e cismou que eu tinha que tomar o chope dele e ele
tinha que tomar o meu. Ele pegou o meu copo e eu disse pra ele: olha, esse copo
é meu. Aí ele achou que aquele copo era dele e não era o meu. Então eu peguei
meu copo e levei para a minha mesa. Aí ele levantou e chamou pra briga. Disse
uma porção de desaforos, uma porção de palavras obscenas, eu não sei nem dizer
essas coisas. Aí eu perdi a paciência, dei um soco nele, ele caiu com a cabeça
no meio-fio e morreu. Mas ele morreu por desleixo do médico, porque foi para a
assistência vivo.
Sérgio -
Teve uma vez que você deu uma navalhada na traseira de um sargento. Como é que
foi essa história?
Eu não dei navalhada na traseira do
sargento não. Eu estava sentado ali no Canaã e entrou um sargento do Exército e
me deu seis tiros. Não me conhecia, não sabia quem era eu, eu nunca tinha visto
ele, não avisou nem nada, de uma mesa pra outra. Quando ele acabou de dar o
último tiro guardou a Mauser e saiu pela porta afora. Eu olhei prum lado e
olhei pro outro, não vi sangue e falei: bem, então eu estou vivo. E saí
correndo atrás dele. Quando estava subindo ali a rua Taylor, parece que ele
passou por uma cerca de arame farpado, sei lá, e se rasgou todo. Eu sei que ele
levou quarenta e poucos pontos.
Millôr - Você
ainda briga hoje, ainda tem energia?
Brigar eu não brigo porque eu nunca
briguei, mas na minha casa a gente come o que Deus dá e o que faltar Nossa
Senhora inteira.
Chico -
Satã, você respondeu a quantos processos?
Eu tenho 29 processos, sendo 19
absolvições e 10 condenações.
Chico -
E quantos homicídios?
Três.
Chico -
E agressões?
Ah, meu filho, somente nove.
Millôr - Em
quantas brigas você calcula que tenha entrado?
Ah, que eu não fui preso, deve ter
umas três mil. Eu gostava da briga. Eu nunca briguei com paisano na minha vida.
Essa mania da polícia chegar, bater e começar a fazer covardia, eu levantava e
pedia a eles pra não fazer isso. Afinal de contas, se o sujeito estiver errado,
eles prendam, botem na cadeia, processem, tá certo. Agora, bater no meio da rua
fica ridículo. Afinal nós somos seres humanos. Eles achavam que eu estava
conspirando contra eles, então já viu, né.
Millôr - Quer dizer que você tinha raiva da opressão
policial.
Sempre tive e morro com ela.
Sérgio - Satã,
me diga uma coisa: essa história de que você pegava garoto à força é
verdadeira?
É coisa que eu nunca fiz na minha
vida, porque era coisa que não precisava fazer. O senhor deve entender, o
senhor que é da vida moderna, sabe muito bem que isso é uma coisa que não se
precisa pegar ninguém à força.
Sérgio - Eu
sempre ouvi falar, desde garotinho, quando eu ia passear na Lapa e falavam
comigo: cuidado que o Madame Satã vai te pegar.
Conversa fiada, eu não era tão tarado
assim.
Millôr - A Lapa foi durante muito tempo um centro de
boemia. Você conheceu gente famosa, além dos marginais?
Fui amicíssimo do Chico Alves, fiz
muitas serenatas com ele, Noel Rosa, Orlando Silva, Vicente Celestino.
Chico - Quem é que te deu esse apelido de Madame Satã?
Esse apelido de Madame Satã ganhei em
1938, no Bloco Caçador de Veados, depois passou para Caçador da Floresta e
morreu com esse nome. Depois nasceu como Turunas de Monte Alegre.
Sérgio -
Mas você era caçado ou caçador?
Eu era caçador.
Chico - Mas
conta a história do apelido.
Bem, havia o baile de carnaval e o
concurso. Então eu me exibi com a fantasia de Madame Satã no Teatro da
República e ganhei o primeiro lugar. Ganhei um tapete de mesa e um rádio
Emerson, feito um balezinho, ele abria do lado, assim, feito uma portinha. O
último ano que eu desfilei foi em 1941. Eu estava preso, mas anulei um processo
e vim passar o carnaval na rua. Desfilei com a Dama de Vermelho.
Sérgio -
O que que você acha do Clóvis Bornay?
Eu vou te explicar uma coisa: eu não
tenho o que dizer dessas bichas velhas, não.
Chico - Ainda
agora nós estávamos conversando sobre Osvaldo Nunes. É verdade que ele briga
bem?
Eu conheci o Osvaldo Nunes, mas ele não
era cantor ainda. Mas eu não acho que ele brigue bem, não. De quando em quando
eu fico sabendo dos escândalos que eles fazem por aí. Eu acho que do jeito que
eles brigam não é briga, é escândalo.
Millôr - O Osvaldo Nunes declara publicamente
que o homossexualismo dele veio através da prisão. Ele teria sido preso e foi
violentado.
Conversa fiada, é mentira. É mentira porque na cadeia ninguém faz isso no peito.Tirei 27 anos e oito meses de cadeia e nunca vi ninguém fazer isso no peito. Fazem por livre e espontânea vontade porque querem fazer. Quando eu fui para a cadeia já era pederasta, já era viciado, nunca fiz isso no peito.
Millôr -
Peraí, você está chamando isso de viciado? Eu não chamo de viciado não. Você
está dando outro nome.
Eu não desdigo o que digo, mas para
uma parte é.
Jaguar - Nesse
negócio de prisão, o Lucena tá me falando aí, que todo criminoso primário tem
que entrar em pua. É verdade isso?
Isso é conversa fiada.
Chico -
E a história do xerife? O garoto novo entra na cela e o xerife, ó.
Houve a história do xerife.
Paulo Garcez –
O Paulo Francis foi o nosso xerife.
Mesmo no tempo do xerife só se
viciava quem queria. O sujeito chegava lá, filho de papai e mamãe, tinha o olho
grande, apanhava o cigarro do chefe do alojamento, comia a comida do chefe do
alojamento porque queria comer uma comidinha melhor, queria dormir na manta do
chefe do alojamento, queria tomar banho com o sabão do chefe do alojamento, ora
...
Millôr - Alguma vez você já foi violentamente apaixonado?
Você já foi casado no sentido homossexual?
Não, eu nunca fui dessas coisas não,
esse negócio de amiguinho, casamento. Nunca fui porque sempre achei feio,
achava ridículo. Esse negócio de andar apaixonado, de fazer escândalo no meio
da rua, isso é pouca vergonha.
Millôr -
E com mulher, você é casado?
Sou casado. Tenho seis filhos de
criação.
Chico -
Esse seu passado não influiu na sua relação com a sua mulher? Como é que ela
encara o seu passado?
Se ela não quiser encarar, ela que se
suicide. O que é que eu tenho com isso? Quando ela me conheceu já sabia minha
vida, casou comigo porque quis casar.
Millôr -
Você casou com que idade?
Casei com 34 anos.
Millôr - E
está com a mesma mulher até hoje?
A mesma mulher.
Sérgio - Você disse que foi amigo do Francisco
Alves. O que você achava dele?
O Chico Alves pra mim foi uma grande
pessoa, não só como cantor, mas também como companheiro de farra e como amigo.
Sérgio -
E Noel Rosa, era bom sujeito?
Noel Rosa já desceu de Vila Isabel
como um bom sujeito, pelo menos como cantor e como companheiro.
Jaguar - Você conheceu a Araci de Almeida?
Araci de Almeida eu conheci menina,
ainda, quando ela começou a gravar as músicas de Noel Rosa. Pra mim foi uma
grande amiga e uma grande companheira. Era o meu tipo, o tipo assim que quando
se queimava já viu, né.
Millôr -
Nessas suas prisões qual foi o criminoso mais bárbaro que você conheceu?
O criminoso mais bárbaro que eu
conheci na cadeia foi o falecido Feliciano.
Sérgio - O
que é que ele fez?
Me parece que o crime dele foi em
1945 ou 1946. Ele tinha matado o sogro e botado fogo. Na cadeia, quase todo o
ano ele matava dois. O último que ele matou foi o Gregório.
Millôr -
Ah, ele é o tal que matou o Gregório. E você conheceu o Gregório?
Eu conhecia o Gregório desde o tempo
de São Borja.
Sérgio - E o que você foi fazer lá?
Eu era muito amigo da família
Mostardero, do Rio Grande do Sul, o capitão Manoel Mostardero, que veio
ser diretor da penitenciária várias vezes, e eu ia sempre lá passear. O
Gregório era cocheiro do pai do falecido Getúlio.
Millôr - E
você foi amigo do Gregório (chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas)?
Amicíssimo, ele morreu nos meus
braços. Eu estava a uns 15 metros quando ele levou a facada.
Millôr -
Você quer contar a história?
O que eu sei é a legítima história, a
verdadeira. Isso eu sei porque na época eu estava sumariando, porque tinha
muito processo, e muitas vezes eu desci da Colônia para a penitenciária e
trouxe muito bilhete do Feliciano para o Gregório e levei muita roupa e muito
dinheiro para o Feliciano na Colônia. Mas a história é a seguinte: entrou em
cana um rapazinho lá de São Borja, muito amigo do Gregório. Trabalhava na
rouparia com o falecido Gregório, mas um dia o rapazinho brigou no pátio e foi
para a Colônia, de castigo. O Feliciano, nesse tempo, era chefe do alojamento 2
na Colônia Penal Cândido Mendes, onde eu estava. Como Gregório era muito amigo
do diretor, trouxe o rapazinho com ele na lavanderia, mas depois o garoto
começou com negócio de maconha e mandaram ele de novo para a Colônia. O
Gregório, então, deixou ele lá pela Colônia e mandava sempre um dinheirinho.
Cinqüenta, cem contos todo mês. Eu mesmo levei várias vezes. Aí o Gregório
escreveu um bilhete pro Feliciano para que ele olhasse o garoto lá, para que
ninguém mexesse com o garoto, fizesse sujeira.
Millôr -
Havia algum interesse homossexual nisso, alguma coisa assim?
Não, não existia nada de pederastia.
Era só amizade. Então o Feliciano ficou tomando conta do garoto lá. Mas aí o
que é que o Feliciano faz? Pegou e vendeu o garoto.
Millôr -
O que se chama vender?
Vendeu como escravo, para
homossexualismo.
Chico - Mas
o garoto era pederasta?
Não era mas foi. Alguém nasce
sabendo? Então o rapazinho escreveu para o Gregório, pedindo que mandasse
buscar ele porque estava sendo martirizado, porque o Feliciano vendia o garoto
uma noite pra um, uma noite pra outro. Aí o Gregório mandou buscar o rapaz e
ele quando chegou contou tudo ao Gregório. O Gregório pegou e disse: "É
né, então eu vou cortar a mesada daquele nego safado porque ele não pode fazer
isso".Aí o Feliciano lá na colônia arranjou com o diretor, que era um
diretor muito bom, o doutor Carlos, pra descer. Aí ele veio e se virou para o
Gregório e disse: "Olha, de hoje em diante você vai passar a me mandar 150
contos porque senão eu vou te arrancar o pescoço". O Gregório era um negro
que não era covarde, não acreditou. Um ano depois, Feliciano desceu, foi direto
à rouparia procurar o Gregório e disse que o Gregório tinha que indenizar ele
naquele um milhão e pouco. O Gregório disse que não dava e contou o caso para o
chefe de disciplina, o Souza. O Souza, então, falou que ia mandar o Feliciano
de volta para a Colônia. Na noite de segunda-feira, saiu no boletim o nome do
Feliciano na lista do pessoal que ia para a Colônia. O Feliciano procurou o
Gregório e disse: "Olha, você vai me mandar para a Colônia, mas se eu
fosse você eu ia falar com o diretor para me tirar da lista senão você vai se
dar mal. Vou te matar, nego". E o Gregório: "Tu é de matar ninguém,
nego, tu é de matar nada." De fato, cara a cara, ele não era páreo para o
Gregório. No dia seguinte bem cedo o Feliciano foi embora para a Colônia, mas
quando chegou em Mangaratiba deu azar que a lancha não foi buscar os presos e o
tintureiro voltou com eles. Chegaram às 11 horas da manhã. Aí o Feliciano
saltou, passou na SD, a seção de controle, e foi embora para a lavanderia da
penitenciária. Daí a meia hora, na hora do recreio, estava todo mundo no pátio
e Gregório estava sentado bem na beirinha do banco, perto da cantina. Aí o
Feliciano veio de lá, com a faca na mão esquerda, e conforme ele passou jogou a
faca no coração do Gregório. Entrou mais ou menos dez centímetros, na segunda
costela. O Gregório pulou, mas não agüentou mais e caiu. Pegamos ele depressa,
mas quando chegamos no hospital, a uns cinqüenta metros depois, ele já estava
morto.
Sérgio -
Que fim levou o Feliciano?
Levou 67 facadas na Colônia Agrícola,
na Ilha Grande.
Chico - Apesar
dessa sua resignação em ficar preso, você nunca tentou fugir ou teve vontade de
fugir?
Fiz uma fugazinha, mas foi de
brincadeira. Foi em 1943, fugi de Laurindo Bita, ali na Boca da Barra. Fugimos
eu e o Americano, um preto. Até no jornal saiu assim: "Mais um plano
espetacular de Madame Satã; um bailado oriental e um mergulho nas águas escuras
de Copacabana."
Sérgio - Mas como é que foi essa fuga?
Eu estava na Casa de Correção, então
tinha embarque para a Colônia. Já de lá mesmo começou. Primeiro suicidou-se um,
para não ir para a Colônia. Se jogou do terceiro andar. Quer me dar um cigarro,
por favor?
Millôr -
Quando você nos disse a sua idade todos nós caímos para trás. Me parece que
você nunca teve nenhuma doença. Você pretende emplacar cem, fácil?
Eu morro com 84 anos.
Millôr -
Sua mãe tem 103 anos, né?
É, 103 anos e viúva quatro vezes.
Millôr - Você
tem consciência que é do estofo de homem como você que se fazem líderes. Você
se transformou em um marginal. Se você fosse alfabetizado você seria um líder.
Eu vou lhe explicar uma coisa: Deus
dá o frio conforme a roupa. Se eu fosse um intelectual, é assim que se fala? Eu
não sei dizer essas coisas. Deus disse: faz por onde que eu te ajudo. Mas Deus
não me ajudou porque ele sabe que se me ajudasse eu vendia o mundo com o
dinheiro dele.
Millôr -
De que cidade você é?
Eu sou da terra em que se dá cem
cruzeiros por cabresto e não se dá dez por um cavalo. Sou de Glória do Goitá;
perto de Governador de Barros.
Chico - Tem
uma história que contam, que você não gostava de um delegado e um dia invadiu a
Delegacia, pegou o delegado de pau. Como é que foi essa história?
Foi o Frota Aguiar.
Sérgio -
Frota Aguiar, que é o presidente do IPEG hoje?
Por mim ele pode ser até presidente
da República. Ele vivia me perseguindo. Um dia eu telefonei para ele e disse
que era mentira. Ele disse que não era, que ia me dar um pau e me mandar pra
cadeia. Então, eu disse pra ele: bem, eu vou falar com o senhor, já sabe que eu
vou quebrar a sua cara. Aí eu fui.
Sérgio - E
como é que foi?
Quebrei a cara dele e me deram uma
surra que quase que me mataram, mas quebrei a cara dele. Ele ia me bater na
minha casa, eu já estava lá, lá mesmo apanhava.
Sérgio -
Está me chamando atenção uma coisa: você não sabia capoeira, nenhuma luta
especial e no entanto você brigava contra rádio-patrulhas?
Eu não brigava, eu me defendia.
Sérgio - Mas você se defendia contra vários e no
entanto você não é nenhum atleta. Você tem que altura?
Eu devo ter 1 ,85m, mais ou menos.
Sérgio - E
quanto que você pesa?
Agora eu devo estar pesando 73
quilos.
Sérgio -
Pois é, você não é um físico privilegiado.
Naquela época eu pesava 88,89.
Millôr - Você
acha que você tem o corpo fechado?
Bom, eu não tenho corpo aberto. Se eu
tivesse corpo aberto eu estava fedendo. Fechado eu tenho que ter.
Millôr - Por que você se fixou na idade de 84
anos?
Pode anotar aí. Se o senhor não
estiver vivo, talvez seus filhos estejam. Deixe gravado aí porque eu vou morrer
com 84 anos.
Millôr -
Você disse que é analfabeto. Mas eu queria saber qual é o tipo de informação
que você tem a respeito das coisas. Você está sempre a par da política
nacional? Você sabe, por exemplo, quem é o presidente da República? Quem é
Aristóteles Onassis, casado com a Jacqueline Kennedy?
Eu sei que ele é a primeira fortuna
dos Estados Unidos. Agora, o que ele é eu não sei.
Millôr - Charles
de Gaulle, você sabe quem é?
Foi durante muitos anos o
primeiro-ministro da França, não é?
Millôr - Você
sabe o que é um avião supersônico?
Eu não sei explicar muito bem, não.
Millôr -
Eu acho que ninguém aqui sabe.
Jaguar - Quando
Nélson Cavaquinho foi da polícia, ele nunca te prendeu, não?
Nunca. Nélson Cavaquinho é muito meu
amigo, sempre foi.
Jaguar -
Mas ele não era civil.
Mas era muito meu amigo.
Millôr - Pra
você saber como você é um homem glorioso na história do Rio de Janeiro, eu já
escrevi um show musical em que tinha um quadro em que você entrava. Você
brigava na Lapa com uma rádio-patrulha inteira, eles não tinham maneira de
prender você. De repente eles empurram você em cima de um carrinho-de-mão, te
amarram e saem no pau com você no carrinho-de-mão amarrado. Isso nunca
aconteceu, não?
Aconteceu quase igual. Antes de vir a
Viúva Alegre eu saí muitas vezes num carrinho-de-mão amarrado.
Millôr - Que coisa impressionante! Eu não sabia
disso.
Fortuna -
O que era a Viúva Alegre e por que tinha esse nome?
A Viúva Alegre era um carro de
polícia assim como esses jipes, mas não era bacana assim. Era um tipo de viúva
bem mixa. Era um tipo de jipe com grade em volta era pintado de preto. Depois é
que veio o tintureiro.
Millôr - E
os seus filhos e a sua mulher?
Eu tenho uma filha que é professora
de acordeão e funcionária pública do Ministério da Justiça. Tenho outro que mora
em Nova Iguaçu e é delegado de Polícia.
Millôr - Delegado?
É. Tenho outro que é soldado da
polícia e tem uma que mora em Belém do Pará.
Chico -
São filhos de criação, não é?
São.
Millôr - Você
não ganha ordenado?
Não, eu tenho ordenado. Eu crio
galinha, crio pato, dou peixadas, cozinho em festas de casamento, faço tudo.
Millôr - Você
não cobra um preço por isso?
Eu cobro, mas não é todo dia que se
encontra um casamento, né?
Sérgio - Se alguém quiser utilizar os seus
serviços o que faz? Se uma família quiser que você faça uma peixada, como é que
faz?
É só escrever: Ilha Grande, Vila
Abraão, Madame Satã.
Millôr - Apesar
de toda luta que você teve na vida, se você tiver que dizer alguma coisa sobre
a sua vida você vai dizer que você foi um homem feliz?
Eu fui sempre um homem muito feliz
porque, graças a Deus, eu fui sempre um sujeito de muita saúde.
Francis - Talvez você não conheça a pessoa, mas
é um grande elogio. Você é muito mais autêntico e muito mais sofisticado do que
Jean Genet. Você conheceu um homem chamado Fra de Ávalo?
Não.
Sérgio -
E Manuel Bandeira?
Manuel Bandeira?
Sérgio -
Morava no beco.
No Beco das Carmelitas?
Sérgio –
É.
Não, assim de nome, não.
Sérgio - E Carlos Lacerda?
O governador Carlos Lacerda? Eu
conheci muito o falecido pai dele, conheci menino ainda. O Carlos passeava
sempre na Lapa quando era rapazinho.
Millôr -
Odilo Costa Filho?
Não, eu conheci um Odilo que hoje é
major da polícia.
Millôr - Mário de Andrade?
O Mário de Andrade que eu conheci era
bicheiro.
Millôr - Você conheceu algum jornalista, intelectual,
escritor, daquele tempo?
O jornalista que eu conheci lá foi o
falecido Mário dos Santos e um tal de Macedo.
Chico -
Satã, você respondeu os seus processos sob vários nomes. Quantos nomes você
tem?
Acho que uns cinco só. Gilvan
Vasconcelos Dutra, Satã Etambatajá.
Millôr - É francês?
Etambatajá não é francês não, é
indígena. Tem ainda Gilvan da Silva e Pedro Filismino. Quando um nome tava
muito cheio de processo eu dava outro.
Millôr - Você
conheceu um cara famosíssimo na vida marginal, o Meneghetti?
O Meneghetti não era marginal, era
ladrão de jóias. Eu tirei cana dura com ele em São Paulo. Ainda até pouco tempo
ele estava recolhendo dinheiro para pagar a passagem dele para a Itália. Ele
podia dar um curso de ladroagem, foi um dos maiores ladrões de jóias. Ele e o
Alexandre Lacombe.
Millôr -
Você ouviu falar no Febrônio?
Índio Febrônio do Brasil
Sérgio - Como é que é? Febrônio Índio do Brasil?
Não, Índio Febrônio do Brasil.
Millôr - Peraí, vamos esclarecer. Ele pegou garotos,
esses troços?
Quando ele praticou aqueles crimes
ele morava na avenida Gomes Freire, 115. Ele era dentista. Eu me dava muito bem
com ele.
Millôr - Qual foi o crime dele?
Parece que ele matou uns dez ou 12
garotos. Ele matava, enterrava, depois ficava comendo até apodrecer. Quando
apodrecia, ele matava outro. Foi para o Manicômio Judiciário.
Francis - Você
conheceu um rapaz, eu não sei o nome dele todo, mas eu jogava sinuca muito com
ele, malandro muito perigoso. Eu só me lembro do primeiro nome dele: Pedrinho.
Sei que ele pegou uma cana feroz.
O Pedrinho do Catete, eu me dava
muito com ele.
Francis - Onde
é que ele está, hein?
Eu não sei porque a última cadeia que
ele tirou foi na Colônia Penal Cândido Mendes. Depois que ele saiu nunca
mais eu vi.
Francis -
Ele quis ser meu guarda-costas, uma vez.
Sérgio - E
aqueles malandros famosos na Lapa, o Edgar, o Meia-Noite?
O Meia-noite não era propriamente
valente. Valente era o fantoche dele, o falecido Tinguá.
Sérgio - O Meia-Noite era bicha?
O Meia-Noite era caso do falecido
Tinguá, sempre foi. O Edgarzinho foi um farol que acendeu e apagou logo em
seguida. Agora, quem durou mais um pouco foi o Miguelzinho. O Edgar morreu com
26 anos. Fez o primeiro crime ali na rua do Riachuelo, matou o dono do
botequim. Foi absolvido porque era menor e logo em seguida fez o segundo crime
na rua do Santana. Matou o dono do botequim e o garçom.
Sérgio - E
desses compositores: Wilson Batista, Ismael Silva e tal, você conheceu?
Wilson Batista eu tive uma briga com
ele muito grande quando ele desceu lá do morro com aquela disputa com Noel
Rosa. Foi outra briga que eu tive. Foi ali na Galeria Cruzeiro, ele saiu
correndo por ali. Foi quando ele tirou aquele samba "Rapaz Folgado", pro Noel.
Sérgio - E
o Ismael Silva?
Ismael Silva preto? Ele estava sempre
ali na Lapa. Era bom sujeito só que quando bebia muito ficava chato.
Francis - E
os cabarés?
Cabarés tinham muitos. Tinha o da
Anita Gagliano, o Cú da Mãe. Sabe ali na esquina onde tem o Metro? Tinha
o Bar-Cabaré Cú da Mãe, de Anita Gagliano.
Chico - Mas
esse nome era escrito?
Era escrito. Tinha uma placa luminosa
grande.
Sérgio - Daria
pra você dar a receita de um prato que você goste de jazer?
Eu gosto de fazer uma peixada de
côco, um peixe com banana. O peixe ao leite de côco é assim: o peixe à cavala, anchova, badejo, robalo, que na minha terra chama-se camurim.
Jaguar - Pra jazer um prato pra seis pessoas,
por exemplo, que quantidade de peixe precisa?
Pega-se uns dois quilos de badejo,
por exemplo, que não seja a parte com cabeça porque a cabeça do peixe é uma das
partes principais para o tempero do peixe. Então, se pega: cheiro, cebolinha,
hortelã, tudo bem picadinho. Depois se pega o peixe, bota numa panela,
coloca-se um pouco de vinagre, o tempero completo, cebola, alho, sal e se deixa
uma meia hora no aviandalho. Depois se bota ele no fogo com um pouco de azeite
e coloca um pouco de água mais ou menos cobrindo o peixe. Aí se bota massa de
tomate ou tomate. Se quiser branco não se põe tomate. Quando ele está fervendo,
que se nota bem que o peixe está cozido, se escorre aquela água. Com aquela
água se faz o pirão. Se faz o pirão e se mexe com azeite português, um azeite
bom. Depois se deita o peixe no prato, deixa o prato colocado ali perto do fogo
e se faz novo tempero. Quando aquele novo tempero estiver fervendo, então se
coloca o leite de côco. De preferência o côco raspado e não ralado.
Jaguar - No
liquidificador?
É isso mesmo. Eu não entendo bem
essas coisas, essa linguagem assim é dificil de eu dizer. Então, a gente pega
uma colher e se raspa o côco. É assim que eu faço, dá muito bem pra se raspar.
Depois se põe um pouquinho d'água fervendo naquele côco e machuca ele bem com
as mãos, bem amassadinho. Depois se escorre aquele copo de leite e se coloca em
cima do peixe. Logo que abrir a fervura, se tira e se coloca o tempero em cima
e abafa. Está pronto o peixe ao leite de côco.
Jaguar - E
faz um arrozinho pra acompanhar, não é?
Ah, faz um arrozinho. Agora, se
quiser fazer o arroz com leite de côco também pode. De preferência nunca se
deve fazer o arroz branco. Eu, pelo menos, não gosto de arroz branco e considero
comida de hospital. Eu gosto de um arrozinho corado, mas não tão vermelho.
Sérgio - Qual foi pra você o maior malandro do Rio de
Janeiro?
O maior malandro do Rio de Janeiro
que eu conheci de 1907 até a época de hoje foi o que me ensinou a ser malandro
e me conheceu com 9 anos de idade, foi o falecido Sete Coroas, que morreu em
1923. Quando ele morreu já me deixou como substituto dele, na Saúde e na Lapa.
Garcez - E
o Brancura?
O Brancura nunca foi malandro em
negócio de briga. O negócio dele era cafetizar escrava branca.
Garcez - E
o Baiaco?
O negócio dele também era escrava
branca. Quando ele estava no auge dele, teve dez mulheres.
Garcez - O
Sete Coroas vivia de quê?
Ele chegou da Bahia em 1928 no Rio de
Janeiro. Veio viver aqui na Lapa, na Ladeira de Santa Teresa, encostado nos
Arcos. Depois ele mudou para Saúde e vivia do nome, porque ele barbarizou muito
na Bahia e já veio pra aqui com o nome grande. Aqui ele ajuntou-se com a
falecida Catita do 34, na Joaquim Silva, e criou nome.
Fortuna - O
que você vai comer?
Eu quero um bife mal passado com
cebola crua e uma Caracu. Sempre foi a minha comida durante quarenta anos de
malandragem. Uma vez eu tomei um porre de Caracu, foi o maior porre que eu
tomei na minha vida. Tomei uma caixa de Caracu de manhã cedinho e depois não
chamava nem cachorro. Se vocês quiserem vocês podem dar o prazer de almoçar na
minha casa. Na minha casa não, porque pobre não tem casa. Na minha maloca. Eu
vou fazer um pato ao molho pardo pra vocês lá na Ilha Grande.
Jaguar - É uma boa dica.
O Nélson Pereira dos Santos me levou
num tal de Saracura, um restaurante ali no posto 4, que tem comida do Norte, eu
comi um pato no tucupi que pelo amor de Deus. De pato só tem o nome e de tucupi
só tinha água.
Chega na nossa mesa o Lido, da Lapa,
que vende bilhetes de loterias há cinqüenta anos, na Lapa. Começou vendendo na
porta do Capela. Conhece muito o Satã, que pergunta qual era o apelido da Araci
de Almeida.
Lido - Bituca.
Satã reclama da comida e chama o
garçom.
Vem cá, eu pedi um bife, não um pedaço
de sola. Você sabe que eu sou freguês do Capela há mais de quarenta anos.
O garçom leva o bife dele e traz
outro.
Agora sim, é um bife.
Chico - Você
conheceu ou viu o Getúlio?
Vi, falei, conheci por causa da
amizade que eu tinha com o Gregório.
Chico -
E o que você diz dele?
Para mim o Getúlio Vargas foi um dos
homens que mais favoreceram a classe pobre do Brasil e que mais aniquilou o
país.
Garcez - Você conheceu o Prestes nessa época de
cadeia?
General Luís Carlos Prestes? Eu tirei
cadeia com ele na Casa de Correção. Ele, Elias Toras e doutor Belmiro Valverde.
O Prestes foi um grande companheiro e as regalias dele eram as mesmas que as
minhas. O direito que ele tinha eu tinha.
Jaguar - Quais
outros presos políticos que estiveram em sua companhia?
No meu tempo teve esse menino, o
Agildo Barata, um engenheiro não sei o que Pinto, o Graciliano Ramos.
Jaguar - Diz
alguma coisa sobre o Graciliano Ramos.
Isso é meio difícil, porque ele era
preso político e eu era preso comum.
Jaguar - Eles
eram bem tratados?
Os presos políticos do Brasil, na
época de Getúlio Vargas, sempre foram bem tratados e muito bem acolhidos.
Fortuna - Bem
acolhidos não há a menor dúvida.
Millôr - Você
conheceu o Manso de Paiva, que assassinou o Pinheiro Machado?
Conheci na Casa de Correção. Foi um
bom detento, nunca deu alteração. Ele tirou 19 anos de cadeia dentro da cela
número 2 da Casa de Correção.
Jaguar -
Era manso, mesmo.
Fortuna - Qual
é a sua concepção da Lapa de hoje?
Olha, enquanto eu for vivo a Lapa não
morrerá.
Origem: Wikipédia
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