QUEM FOI?
Donato di Niccoló di Betto Bardi, mais conhecido apenas por Donatello, foi um importante escultor italiano do período do Renascimento Cultural. Nasceu em 1386, na cidade de Florença, e morreu em 1466 na mesma cidade.
Filho de um tecelão de lã
chamado Nicolo di Betto Bardi, Donatello foi educado na casa da família
Martelli. Seus primeiros conhecimentos artísticos vieram do treinamento que
recebeu numa oficina de ourives. Trabalhou também, ainda na juventude, um curto
período de tempo na oficina do artista Lorenzo Ghiberti.
Esteve em Roma no começo do século XV e estudou a arquitetura de vários edifícios romanos, além do Panteão.
Em 1405, Donatello
retornou para Floreça e deu início a uma série de trabalhos. Fez duas pequenas
estátuas de profetas para a Catedral de Florença. Em 1408, trabalhou na
elaboração do Duomo de Florença, participando com a escultura "Davi",
feita em mármore.
No ano de 141, terminou um de
suas grandes obras, a estátua de "São João Evangelista". Exposta no
portal central do Duomo, esta obra destacou-se por sua composição clássica e
humana, sendo que foi realizada com estudos anatômicos.
Em 1417, terminou a escultura de "São Jorge" que havia sido encomendada pela guilda dos artesãos que fabricavam armaduras.
Em 1423, realizou uma outra importante obra, a escultura de "São Ludovico em Tolosa".
Entre os anos de 1415 e 1426
fez cinco esculturas para o Duomo: "O Profeta imberbe", "O
Profeta barbudo", "O Sacrifício de Isaac", "Profeta
Abacuc" e "O Profeta Jeremias".
Entre os anos de1425 e 1427 trabalhou junto com artista plástico Michelozzo na produção do Battistero, monumento fúnebre do Papa João XXII. Neste trabalho, Donatello esculpiu em bronze o corpo do papa morto.
No começo da década de 1430, fez importantes trabalhos na cidade de Roma. Esculpiu, para a Basílica de São Pedro, o "Tabernáculo do Sacramento" (obra que terminou em 1433).
Entre os anos de 1437 e 1443, trabalho na porta da Igreja de São Lourenço. Esculpiu “Apóstolos”, “Cosme e Damião”, “Mártires” e “Doutores da Igreja”.
Entre os anos de 1443 e 1450,
elaborou mais uma grande obra. Foi para a cidade de Pádua esculpir uma estátua
equestre, em mármore, de Erasmo de Narni, conhecido como Gattamelata. Donatello
usou como inspiração desta obra a estátua equestre de Marco Aurélio em Roma.
Retornou para Florença em 1453
e esculpiu, em madeira, a obra “Madalena”. Esta escultura, já nos últimos anos
de sua vida, marca uma nova fase artistica na vida de Donatello, pois
privilegia a expressão do rosto e valoriza os sentimentos.
Em 1455, esculpiu a obra "Judite e Holofernes", encomendada por Piero de Médici. A obra é marcada por vários valores simbólicos sobre os sentimentos e comportamentos humanos.
OBRAS
ZUCCONE
Zuccone é uma estátua que foi criada por Donatello para a Catedral de
Florença em 1423-1425. esta escultura é feita de mármore e zuccone é
conhecido como Profeta Habacuc.
Enquanto Donatello estava criando a estátua, ele disse "falar, falar",
como se ele se tivesse esperando a estátua para vir à vida.
SÃO MARCOS
Donatello criou a obra São Marcos em homenagem ao evangelista Marcos, que
foi discípulo de Simão Pedro de 1411 a 1412.
O BANQUETE DE HERODES
O Banquete de Herodes é um baixo relevo em bronze.
DAVI
Davi é o nome de duas estátuas feitas por Donatello, retratando a história
bíblica da vitória do rei davi sobre o gigante Golias.
GATTAMELATTA
Erasmo da Narni, mais conhecido como Gattamelata, foi um dos mais famosos
condottieri, ou generais mercenários, do Renascimento italiano. serviu às
cidades de Florença, veneza e ao papado. Foi imortalizado com uma estátua
equestre criada por Donatello, instalada na cidade de Pádua, onde ele foi
ditador em 1437 e onde faleceu.
A Madalena Arrependida é uma escultura em madeira de maria madalena. Provavelmente, a
escultura foi encomendada para o Batistério de Florença. A obra foi recebida com espanto pelo
seu realismo sem precedentes.
JUDITE E HOLOFERNES
Existem inúmeras referências morais, cristológicas e políticas na obra acima. Uma profunda interioridade é expressa na figura da heroína bíblica Judite. Em contraste com inúmeras pinturas sobre o tema, o foco não está sobre o horror físico de seu ato de matar Holoferne (general do exército da Assíria). O sacrifício que Judite fez para resgatar seu povo parece, ao contrário, consistir num conflito interno, resultado de ter que violar o mandamento bíblico de não matar. No momento de seu triunfo, ela também é uma heroína trágica.
FONTE - SUA PESQUISA.COM
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